segunda-feira, 2 de maio de 2011

O universo feminino é algo que nenhum homem jamais conseguirá, se quer, aproximar-se dele. A razão é muito simples, esse universo é sensível, delicado, criativo, emotivo e reune uma gama de pequenas situações, as quais os homens insistem em dizer que são bobagens, que deixam as mulheres simplesmente lindas, iluminadas.
Nesse final de semana participei de um dos rituais que precedem o casamento, o chá de panela ou chá de cozinha, como queiram. Diz a lenda, que o chá de panela surgiu na Holanda, na Idade Média, quando um pobre moço se apaixonou por uma rica donzela. O pai, contrariado com o casamento, retirou o dote da moça, achando que assim seria impossível eles se casarem. Mas os amigos do casal se juntaram e providenciaram vários itens como móveis e utensílios para a casa dos dois, que assim se casaram. Aqui no Brasil, o chá de cozinha chegou na década de 1960.
Esse ritual reune um certo número de mulheres que, juntas, deixam qualquer ambiente uma festa. São brincadeiras, das mais variadas possíveis, a noiva fica tão "LINDA" que o noivo não resistiria (rsrs). Parentes, amigas, todas estão ali para dar apoio e encorajamento a futura esposa, mãe, companheira e tudo o mais que acompanha uma mulher quando decide pelo casamento.
Nesse momento de pura descontração as mulheres, que já passaram por isso, vão dando conselhos a futura esposa. Sai coisas que nenhuma mente masculina sequer imagina. Entre quitutes, bebidinhas e piadas esse ritual demonstra outra coisa, a pureza das mulheres, a sua sensibilidade e eterna fantasia da mulher e seu príncipe encantado. Embora, algumas vezes, esse príncipe acabe transformando-se num sapo.
Mas, o que importa é essa energia boa que envolve o ritual, essa cumplicidade feminina que não desampara e que está presente em todos os momentos.
Nesse universo feminino homem não tem vez, ou melhor tem, mas essa é uma outra história...

Nenhum comentário:

E aí vem você, todo dengoso e cheiroso Roça meu pescoço, você é habilidoso Sabe sussurrar em meus ouvidos Palavras que fazem meus pêlos e...