sexta-feira, 3 de junho de 2011

Se você, uma camisa rosa usar

E perto de mim passar

Minhas mãos involuntariamente irão te tocar

Meus joelhos bambos vão ficar

Se você, uma camisa rosa usar

E comigo vier chamegar

Tenha a certeza que não vou recuar

Em seus braços irei ficar

Se você, uma camisa rosa usar

Mandarei o tempo passar

E de onde estiver não voltar

Pois em ti quero me abandonar

Se você, uma camisa rosa usar

E com esse jeito maroto me olhar

E com jeitinho se aproximar

Em sua boca vou me acabar

E com loucura vou te amar

Mas é só... E somente só...

Se uma camisa rosa você usar

quinta-feira, 2 de junho de 2011

          Em grande parte do mundo (como EUA, Itália e Canadá), o dia dos namorados é 14 de fevereiro, o dia de São Valentim (Valentine's day), um santo devotado à ideia do amor. A história conta que "Valentino" foi padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição aos cristãos. Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família, e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha. Tanto era verdade, que o imperador foi tão longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.
          No Brasil, a data escolhida foi 12 de junho às vésperas do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper. O objetivo era melhorar as vendas de junho, o mês mais fraco para o comércio, e contou com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, o slogan era: "Não é só de beijos que se prova o amor".
          Ao que tudo indica o dia dos namorados, mais uma vez, trará um grande aumento nas vendas do comércio. Por onde passamos as lojas, decoradas para a ocasião, parecem nos hipnotizar, é um convite para tirar o cartão ou o dinheiro do bolso e comprar aquele presente que vai deixar o(a) namorado (a) encantado(a). E nós, que queremos agradar e fazer aquela surpresa nem pensamos direito, agradou aos olhos, levou. Os vendedores também fazem muito bem o seu trabalho, te seduzem, dizem o quanto aquele presente será importante. Se você estiver apaixonada(o) então, não tem jeito vai comprar mesmo e nem irá prestar muita atenção ao valor pago por esse mimo, pois o que importa é a alegria e o sorriso da pessoa amada.
         Tudo hoje é comércio, as datas mais importantes são sinônimas de excelentes negócios e vamos enriquecendo os outros em nome, claro, da felicidade daqueles que amamos ou achamos que amamos.
         Mas nem tudo são negócios, eu gosto dessa data, como sou uma romântica sem a menor chance de cura, adoro pensar no presente que irei dar, precisa ser algo bem criativo e original. Penso também na noite, que pode ser um jantar romântico em um bom restaurante, com direito a luz de velas e vinho ou em casa, tudo preparado com muito bom gosto e prazer.
          É assim que penso essa data, como um dia de dedicação àquele (a) que escolhemos para compartilhar nossa vida, pelo tempo que achamos que será eterno ou pelo tempo que durar nossa paixão. Uma roupa especial, a lingerie perfeita para a ocasião e que ele adore, um perfume suave e delicado, a música também deve ser perfeita e nada de falar dos problemas do dia-a-dia, a conversa deve ser tranqüila e amena.
          Namorar é uma delícia e jamais deve ser deixado de lado, mesmo depois do casamento. Na minha opinião, é depois do casamento que a arte de namorar deve ser intensificada, para não cair na rotina e consequentemente no esquecimento.
          Namorar rejuvenesce, te deixa bonita, leve, feliz. Se o eleito da vez é aquele(a) tudo que você sempre quis então a felicidade é completa. Não precisa ser um Johnny Deep ou um George Clooney, basta ser íntegro, carinhoso, sensível, bem humorado e inteligente. O que toda mulher deseja é um homem capaz de compreendê-la e ser gentil e carinhoso (é só isso... rs). O que todo homem deseja é uma mulher linda, carinhosa, inteligente e que não pegue no pé. Existem vários homens e mulheres assim, o problema é encontrá-los, mas eles aparecem é só ter um pouco de paciência.
          Que o dia dos namorados seja inspirador e delicioso para quem tem namorado, marido, companheiro. Para quem não tem que seja perfeito também. O importante é que as portas e janelas estejam sempre abertas para permitir a entrada daquele(a) que irá nos tirar do chão e nos transformar nos seres mais especiais do planeta.
          E por falar em especial, um poema de Carlos Drummond de Andrade para nos inspirar e “Amar...

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
e o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.
Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.”

quarta-feira, 1 de junho de 2011

          Hoje, quando acordei e abri minha janela para dar um bom dia ao sol e abraçar esse novo dia, desejando que ele fosse perfeito, deparei-me com uma fumaça que tomava conta de toda a chácara. Tudo estava cinza, o sol, o céu, as plantas, meus bichinhos. Respirar aquilo, nem pensar. Para todo lado que olhava era só fumaça. Exageros a parte, lembrei-me do Analista de Bagé de Luiz Fernando Veríssimo na crônica “Pôquer Interminável” cinco jogadores em volta da mesa e uma fumaça de cigarro e charuto, densa e cinza.
          Essa é uma cena que já começa a ser freqüente na cidade, onde há mato com certeza alguém irá colocar fogo e sem a menor preocupação ou respeito pelo outro e pelo meio ambiente, já que esse ato pode provocar incêndio e destruir muito mais que uma pequena moita.
          Estamos em pleno outono, as chuvas parecem ter ido embora e a temporada de seca já mostra sua cara. E com ela uma situação que atravessa séculos, as queimadas e consequentemente a péssima qualidade do ar. Para quem não sabe, 'QUEIMADA É CRIME, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). Esse artigo reza que "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa'. (Fonte: Queimadas Urbanas).
          Muito já foi dito que queimar o terreno não melhora a qualidade do solo, muito pelo contrário, o empobrece deixando o fraco. Mas, pôr fogo no mato é uma prática passada de pai para filho, por gerações, e por mais informadas que sejam algumas pessoas parecem ignorar ou, em alguns casos, o fazem de propósito. A qualidade do ar fica péssima, as pessoas que sofrem com algum tipo de doença respiratória, nessa época do ano lutam para respirar. As autoridades pedem para não fazer isso, o corpo de bomberiro alerta e os médicos falam dos problemas acarretados pela fumaça e a fuligem, mas não tem jeito, todos os dias você encontra o fogo devorando a terra.
          Voltando ao começo da minha manhã, olhar aquela fumaça e saber que não poderia aspirar um ar puro, que deveria ser limpo e leve, me deixou um pouco triste. Fiz a opção de morar em uma área livre de poluição e, no entanto, a poluição já chegou por aqui e pelo jeito, terei que conviver com esse tipo de ignorância até as próximas chuvas.
          No próximo dia 05 comemora-se o dia do meio ambiente, muito já foi feito para preservá-lo e deixá-lo mais agradável, mas com certeza ainda precisa de muito trabalho e, principalmente, educação ambiental. Somente através da educação seremos seres humanos melhores e mais conscientes.
Recolho-me a minha morada
Ao lado descansa meu Neruda
Suas palavras são bálsamo para
Meus pensamentos atormentados
Vago por nuvens de silêncio
Nessa viagem que dura o tempo
De minhas indecisões e incertezas
Vou criando caminhos e ladrilhando
O que me ainda falta percorrer
No vazio das palavras que se
Dissolvem no ar de espera
Vou preenchendo pequenas ranhuras
Na esperança de vir ao longe
A perfeição eternizada
Compreendo que essa perfeição
É apenas a fantasia idealizada
Criação de meus desejos
Em forma de pensamentos
Mas vou criando, cobrindo e recobrindo
Descobrindo que não há distância a percorrer
Apenas a necessidade de deixar para trás
Tudo que me faz sofrer.
Só você sabe as dores do meu coração
São lamentos de uma paixão
São pedaços deixados pela desilusão
São marcas, são feridas... Restos de solidão

Só você compreende meus desatinos
As loucuras de uma alma em desalinho
Os sussurros como canto de pássaro no ninho
Os momentos de entrega sem destino

Só você chora com meus apelos
Só você sofre com meus caprichos
Só você suporta meus desesperos

Para mim você é como um nicho
Aconchego para meus tormentos e medos
Você é a eternalização dos meus desejos

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bon Jovi - Always (Alternate Version)

"...And I will love you baby always/And I'll be there forever and a day always/I'll be there till the stars don't shine/Till the heavens burst and the words don't rhyme/And I know when I die you'll be on my mind/And I'll love you always..."

Amo Bon Jovi e sou ALUCINADA por essa música. Essa é a música da minha vida...


          Nada como começar o dia dando gargalhada, principalmente quando estamos rindo de nós mesmos. Rir é fundamental para o sistema imunológico, é um preventivo contra rugas e o envelhecimento da pele e da alma. Nada mais gratificante quando percebemos que mudamos para melhor, que foram feitos alguns sacrifícios é claro, mas estes valeram muito à pena.
          Foi assim que começou o dia de uma amiga muito querida, ao comparar fotos realizadas há sete meses com fotos recentes, a sua reação foi de muita gargalhada. Rimos juntas e o prazer de ver as mudanças não tem preço, e mudanças para muito melhor. Foram anos tentando, em vão, eliminar algumas saliências que não lhe pertencia, claro que essas “saliências” foram conquistadas com muito churrasco, pão, rosca, bolo, refrigerante, chocolate, etc, mas a culpa era amenizada pelas aulas de musculação, de segunda a sexta-feira, pilátes, dança e caminhada. O problema é que, apesar de tanto esforço, os quilinhos teimavam em permanecer intactos.
          Um belo dia, vozes comprometidas com o bem estar das pessoas que amamos, indica uma alma generosa e engraçada que ensina, de forma correta, a eliminação desse lixo acumulado por anos. A princípio uma careta, alguns questionamentos, será que vou conseguir? Os meses se passaram e os resultados hoje não poderiam ser melhores. Essa minha amada querida, está linda, pele e cabelos reluzentes, o sorriso vai de orelha a orelha e a autoestima não poderia estar mais alta. Não se pode dizer que não foi gasto uma soma significante, mas o sorriso de satisfação, como disse, não tem preço.
          Você pode estar sentindo-se infeliz, insatisfeita(o) com seu corpo, achando que o mundo conspira contra você, mas antes de se atirar de cabeça no poço das lamentações faça um investimento em você mesma(o). Olhe-se com ternura, ame-se profunda e apaixonadamente. Você é um ser único e abençoado. As marcas do tempo são reflexos do quanto você é bonita(o) e de como a vida conspira ao seu favor.
          Assim como minha amiga, que saiu de sua zona de conforto e deu seu passo rumo a essa nova mulher, cheia de vida, linda e apaixonada por ela mesma, você também pode e deve transformar-se nessa mulher que está aí dentro gritando para sair e ir ao encontro de tudo o que de melhor a vida lhe pode oferecer.
          Antes de enriquecer os outros, comprando tudo que aparece pela frente, na tentativa, nem sempre feliz, de ocultar suas frustrações, invista em você mesma, enriqueça sua alma e permita que essa luz que é só sua, irradie e ilumine todos à sua volta. Dê gargalhadas do passado que te alienava e desabroche como as flores da primavera.
          Tenha um ótimo dia e que o sorriso seja seu parceiro constante.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você não me dá descanso
Acordo e adormeço com você
Tento, mas não consigo
Livrar-me de você
Há dias que penso que você partiu,
Vai enfim me dar sossego
Ledo engano, uma noite se vai e
Já ao raiar do dia você vem me despertar
Não há drogas que te faça afastar de mim
Muitas mãos tentam em vão te expulsar
Mas você nem dá bola
Ignora e me maltrata quando bem quer
Algumas vezes consigo um pouco de alívio
Você parece esquecer-se de mim
Mas quando menos espero, quando acredito
Que me livrei de tua presença irritante
Você me abraça tão forte que sinto vontade
De rasgar minha carne inteira para tentar
Arrancá-la de mim
Teu nome vem em siglas
Sinto arrepios só ao te pronunciar
Você é invisível e traiçoeira
Somente quem a sente pode
Compreender minha dor
Uma dor que queima e arde ao mesmo tempo
Mas já sei que ficarás comigo a todo o momento
Somente o calor consegue te afugentar
E nesse momento o frio é seu cúmplice
Juntos conseguem me derrubar
São como agulhas a perfurar minha carne
A única coisa a fazer é relaxar
Na espera do tempo passar
E então, quando a primavera voltar
E o calor enfim me encontrar
Dar-te-ei um adeus passageiro
Porque sei que quando menos
Esperar você voltará a me abraçar.

domingo, 29 de maio de 2011

      Assisti a um casamento este final de semana e o ritual dessa cerimônia é algo muito bonito e emocionante de se ver. As palavras ditas pelo padre fazem você refletir sobre esse sacramento.
      Todos que chegam ali, naquele altar, sob as bênçãos da igreja e de todos os familiares e amigos que compartilham desse momento, chegam com a alma repleta de sonhos e fantasias. Todos querem a realização feliz de um desejo, querem que o ato de casar-se com a pessoa amada, o(a) escolhido(a) do seu coração, seja perfeito. Até aquele momento muitos sonhos foram planejados, foram meses e até anos de uma relação de convivência parcial. A partir do momento que a frase “eu os declaro marido e mulher” é pronunciada pelo sacerdote, outra relação começa a ser construída, é o momento da convivência cotidiana, haverá conflitos, discordâncias, o conto de fadas não será tão cor-de-rosa, porque cada um é um, com seus defeitos, idiossincrasias e desejos particulares, mas houve a vontade partilhada de viver juntos, o amor falou mais alto, por isso os problemas que surgirem serão apenas alguns degraus que deverão ser galgados juntos, respeitando a individualidade de cada um, e é essa individualidade que jamais deverá cair no esquecimento, pois é ela que permite ao casal uma relação saudável de companheirismo e cumplicidade.
      O amor deve ser cúmplice sempre, nunca uma fantasia, porque as fantasias se dissolvem e às vezes, quando não são bem interpretadas, podem transformar-se em veneno para a relação. Cada um precisará ceder um pouco, serão necessárias muitas horas de conversa, de compreensão. Há uma velha máxima que diz ser necessário comer um quilo de sal debaixo do mesmo teto para se conhecer o companheiro(a), mas com certeza haverão muitos momentos doces de paz e alegrias e são esses momentos que devem servir de alicerce para uma união estável e duradoura.
      Talvez, com o passar do tempo, promessas que foram feitas quando do início do casamento caiam no esquecimento ou então, sejam trocadas por outras, mas o importante é que haja sinceridade de sentimento e respeito pelo outro e pelo o que o outro representa.
      Sabemos que nem todo casamento atende as palavras proferidas durante o ato da cerimônia “que sejam felizes até que a morte os separe”, alguns casamentos não dão certo e a separação é inevitável, mas, mesmo que aconteça a separação, é importante que cada um busque sua felicidade, que não desista nunca do amor.
      Todos nós buscamos um amor eterno, às vezes ele é infinito, mas só enquanto dura a paixão quente e arrebatadora, então o que acreditávamos ser amor se transforma em outro tipo de sentimento. E continuamos nossa jornada na busca desse amor, dessa promessa de felicidade e, mesmo que apareçam obstáculos e frustrações, essa busca não deve terminar nunca, pois somos seres divinos e AMAR é parte fundamental, se não essencial, de nossa condição de existir.



E aí vem você, todo dengoso e cheiroso Roça meu pescoço, você é habilidoso Sabe sussurrar em meus ouvidos Palavras que fazem meus pêlos e...