quarta-feira, 1 de junho de 2011

          Hoje, quando acordei e abri minha janela para dar um bom dia ao sol e abraçar esse novo dia, desejando que ele fosse perfeito, deparei-me com uma fumaça que tomava conta de toda a chácara. Tudo estava cinza, o sol, o céu, as plantas, meus bichinhos. Respirar aquilo, nem pensar. Para todo lado que olhava era só fumaça. Exageros a parte, lembrei-me do Analista de Bagé de Luiz Fernando Veríssimo na crônica “Pôquer Interminável” cinco jogadores em volta da mesa e uma fumaça de cigarro e charuto, densa e cinza.
          Essa é uma cena que já começa a ser freqüente na cidade, onde há mato com certeza alguém irá colocar fogo e sem a menor preocupação ou respeito pelo outro e pelo meio ambiente, já que esse ato pode provocar incêndio e destruir muito mais que uma pequena moita.
          Estamos em pleno outono, as chuvas parecem ter ido embora e a temporada de seca já mostra sua cara. E com ela uma situação que atravessa séculos, as queimadas e consequentemente a péssima qualidade do ar. Para quem não sabe, 'QUEIMADA É CRIME, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). Esse artigo reza que "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa'. (Fonte: Queimadas Urbanas).
          Muito já foi dito que queimar o terreno não melhora a qualidade do solo, muito pelo contrário, o empobrece deixando o fraco. Mas, pôr fogo no mato é uma prática passada de pai para filho, por gerações, e por mais informadas que sejam algumas pessoas parecem ignorar ou, em alguns casos, o fazem de propósito. A qualidade do ar fica péssima, as pessoas que sofrem com algum tipo de doença respiratória, nessa época do ano lutam para respirar. As autoridades pedem para não fazer isso, o corpo de bomberiro alerta e os médicos falam dos problemas acarretados pela fumaça e a fuligem, mas não tem jeito, todos os dias você encontra o fogo devorando a terra.
          Voltando ao começo da minha manhã, olhar aquela fumaça e saber que não poderia aspirar um ar puro, que deveria ser limpo e leve, me deixou um pouco triste. Fiz a opção de morar em uma área livre de poluição e, no entanto, a poluição já chegou por aqui e pelo jeito, terei que conviver com esse tipo de ignorância até as próximas chuvas.
          No próximo dia 05 comemora-se o dia do meio ambiente, muito já foi feito para preservá-lo e deixá-lo mais agradável, mas com certeza ainda precisa de muito trabalho e, principalmente, educação ambiental. Somente através da educação seremos seres humanos melhores e mais conscientes.

Nenhum comentário:

E aí vem você, todo dengoso e cheiroso Roça meu pescoço, você é habilidoso Sabe sussurrar em meus ouvidos Palavras que fazem meus pêlos e...