domingo, 5 de junho de 2011

          Fim de semana sossegado, entre visitas familiares, almoço na casa de mãe, filme e shows em DVD.
          E por falar em show, assisti ao DVD “Chitaozinho e Xororó 40 anos – Nova Geração”, ainda não me decidi se gostei ou não, precisarei assistir mais umas dez vezes para saber. Alguns convidados mataram minhas músicas, outros nem mereciam estar ali, entre eles àquela aberração do Luan Santana e o esganiçado do Eduardo Costa. Fiquei surpresa com Fernando e Sorocaba foi realmente “Pura Emoção” a música combinou com eles. Críticas a parte o que realmente me chamou a atenção foram às fotos da dupla, desde o começo da carreira, que iam passando nos painéis ao fundo do palco. Como meus ouvidos não mereciam algumas interpretações fui remetida aos bons tempos nos anos de 1980, quando nessa época, antes ou depois dos ensaios das quadrilhas para as festas juninas do bairro, ficávamos ali bebericando e cantando os hits do momento, Ch&X estavam nas “paradas de sucesso” de quase todas as rádios e a turma cantava todas. As minhas preferidas eram: “Terra Tombada”, “Falando as Paredes”, “Se Deus me ouvisse” (e Ele não ouvia nunca...rs), “Amigo Amante”, “Meu disfarce”, “Fio de Cabelo” que ganhou até paródia, a belíssima “Obras de Poeta”, “Vida e Saudade” e, já no comecinho dos anos 90 “Evidências”, essa e “Falando as Paredes” foram especiais para mim. Entre tantos sucessos que marcaram minha vida e momentos tão gostosos, CH&X contribuíram e muito para minha paixão por música. Em minha opinião, os maiores sucessos dessa dupla aconteceram nos anos 80 e 90.
          Mas voltando às fotos, ver aqueles cabelos estilo “moicano longo” fez-me lembrar de uma das inúmeras loucuras feitas por minha paixão a esses dois, eu tinha um cabelo liso, comprido, sem um fio arrebentado, era lindo, pois cheguei ao cabeleireiro e nem titubiei pedi o corte a lá Chitãozinho e Xororó, o rapaz bem que tentou me dissuadir, mas não houve jeito, eu queria e pronto (adolescente e teimosa). Não tenho palavras para dizer como aquilo ficou, graças a Deus perdi todas as fotos com aquele corte horroroso, a minha sorte é que meu cabelo é muito bom e cresce rápido, mas fazer o quê não é eu era e ainda sou uma fã desses dois, agora um pouco mais comedida, não que eu não tenha aprontado no último show deles aqui em Udia, mas essa aventura conto depois.
          Em outra ocasião, eles vieram para um show no CAMARU, e eu estava lá, animadíssima, cheguei às duas da tarde, o show estava marcado para as dez da noite. Empaquei ao lado do palco e não houve um que conseguisse me tirar de lá, é claro que depois todos agradeceram, já que ficamos bem pertinho dos nossos ídolos, se não me falha a memória eu ainda guardo uma rosa branca, hoje sequinha, sequinha, lançada pelo Xororó no seu terno branco com ombreiras enormes, o terno parecia ser maior que ele... rs. 
          Boas lembranças e muita saudade. Toda vez que ouço os sucessos daquela época ou até mesmo quando vou a algum show, recordo-me das maluquices que fazíamos, como era bom ser jovem e sem nenhuma responsabilidade, juízo era algo que deixávamos na gaveta em casa para não correr o risco de perder. Até hoje eu deixo o meu juízo bem quardadinho, vai que eu perco...
          Bons momentos, boa música e muita saudade e, por falar em saudade “Vida, pensei que eu me livrasse desta saudade que me alucina. Vida, mas logo fiquei sabendo vida e saudade não se combinam...” Com o tempo descobri que combinam sim e é sempre muito bom sentir saudade, principalmente das coisas boas que marcaram nossa vida.
          A dupla comemora seus 40 anos de carreira e eu sou, há 35 anos, apaixonada por eles. Se ainda não assistiram a esse DVD, recomendo, mas espero que o DVD com os Amigos seja bem melhor.
          Bom final de domingo e uma ótima semana.

6 comentários:

Ricardo disse...

Jackie, que delícia ler essa crônica. Viajei junto com você, tempo bão aquele hein. Me lembro daquele corte de cabelo HORRÍVEL que você fez, ficou ridícula...rsrsrs (ainda bem que estou longe)Você esqueceu de AMANTE, agente não cantava esguelava...Estou adorando suas crônica, mas essa foi especial, por aqui não tem festa junina... Saudade docê trem, vê se vem me visitar... Beijossss

Idelma disse...

Meu Deus, você agora fez uma viagem ao tunel do tempo. Que saudade das nossas farras...Bons tempos. Parabéns pelo talento, você é especial. Um beijo grande querida...

Abadia disse...

Jackie, só você pra desenterrar essas histórias. Me lembro daquele show como se fosse hoje, e de como você chorou ao ganhar a rosa do Xororó, parecia criança ganhando brinquedo, grudou na rosa que ninguém chegava perto...Os meninos tem razão, foram bons tempos aqueles... agora fiquei nostálgica. Quero saber o que você aprontou esse ano, já até imagino... beijos

Anônimo disse...

Hoje cheguei no trabalho um tanto chateado. Ao abrir o email e ler a sua crônica, voltei naquele tempo e senti uma saudade sem igual. Você me fez viajar no tempo e relembrar bons momentos. Voce tem razão vida e saudade combinam sim e como combinam... Vou assistir ao DVD, quem sabe me torno fã.

Sandro

Anônimo disse...

Jackie, não acredito que você fez aquele corte. Sempre soube que você era fã dessa dupla, mas daí cortar seu cabelo pra ficar como eles, juro que não acredito... Aliás, ainda não acredito que você goste de música sertaneja, você é tão "britânica" rsrsrs, parece que não combina... Bjssss

Nil

Anônimo disse...

Eu assisti a esse DVD e também não gostei. Agora, essas suas histórias são muito engraçadas. Quem imaginaria você guardando uma rosa...rsrsrs, mas vc é bem assim, guarda tudo com carinho... beijocas


Danilo

E aí vem você, todo dengoso e cheiroso Roça meu pescoço, você é habilidoso Sabe sussurrar em meus ouvidos Palavras que fazem meus pêlos e...